sexta-feira, 12 de junho de 2009

No princípio dos tempos (era assim)...







Sei que estamos fazendo díspar da linha do tempo, mas para nós da EA, que adoramos ser diferente (quem é que não gosta?) vamos alterar o convencional, iniciamos esse blog para inicialmente divulgar as atividades em EA na Escola Telêmaco e já se pulou direto para a SEMEIA (semana do meio ambiente que estava acontecendo no momento), e ficaram desconhecidas um pouco das atividades que já havíamos iniciado, mas agora, com mais calmaria, vamos colocar todos à par do que anda acontecendo desde... Desde que conhecemos a escola... Desde que fomos convidadas a compartilhar dessa comunidade.
No segundo semestre de 2008 iniciamos com uma atividade, retirada do programa COM-VIDAS (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola). A atividade foi pensada para algo leve, sem o peso de falar de degradação ambiental, assunto já desgastado na mídia, o que não é o foco, nosso enfoque em Educação Ambiental vai muito além da preservação ambiental, vai sim ao encontro da preservação dos valores, multiplicação das boas atitudes humanas e uma proposta de reflexão e responsabilidade pessoal.
A atividade foi uma adaptação da “Oficina Árvore dos Sonhos” e do “Muro das Lamentações”, onde cada aluno colocava num papel, por meio de frases ou desenhos, quais eram seus sonhos. Não simplesmente sonhos materiais, mas sim sonho de uma comunidade, de uma escola melhor, em seguida era discutido o que impedia ou atrapalhava aqueles sonhos de se realizarem e o que se poderia fazer para melhorar, principalmente a comunidade escolar e seu próprio bairro.
Em EA, não almejamos simplesmente o grande, a utopia, mas sim coisas reais, pequenas do dia a dia, onde as mudanças podem ser mais fáceis e sem grandes traumas. Confira algumas fotos do painel que montamos.
(Prof.as Rosenilze e Cassiana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário