domingo, 23 de agosto de 2009

ESTUDANTES DO TELÊMACO EM DESTAQUE



04/08/2009 15:37
Especial-VI Fórum Educ.Ambiental-A importância do empoderamento, por Sucena S.Resk
Um total de 20 jovens, entre 13 e 22 anos, da EE Doutor Telêmaco Paioli Melges, de Campinas, SP, se destacou entre os participantes do VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, realizado no Rio de Janeiro, no mês passado, ao ser o único grupo escolar a exercitar o trabalho de Educomunicação (Coletivo Educador Ambiental de Campinas - coeducanasemeia.blogspot.com), durante o evento. Cobriram o encontro, se pautaram, redigiram textos, desenvolveram análise crítica, participaram de oficinas de Educom coordenadas pela jornalista Debora Menezes. Enfim, demonstraram que tudo é possível, quando há harmonia de objetivos e quebra de resistências nas coordenações pedagógicas de nossas escolas.

Não pensem que foi fácil fazer com que muitos, pela primeira vez, conseguissem participar dessa viagem de integração. Isso mobilizou a participação de pais, da escola, de inúmeros pedidos de parcerias...

Para Matheus, 14 anos, a experiência de ser um integrante importante no grupo, ao postar e debater todas as informações de seus colegas, permitiu que aguçasse o seu senso de responsabilidade. "Já gosto de EA, há um bom tempo. Em 2003, ajudei a criar uma história de combate ao vilão do lixo, em um projeto. Devo também o incentivo, ao meu primo, Alexander, que é educador ambiental, e sempre me levou aos eventos da área", diz.

Uma das coordenadoras do projeto na escola, a pedagoga e professora Rosenilze Aparecida Degrossole, conta que a iniciativa de implementar a Educomunicação na unidade (http://ea-telemaco.blogspot.com/), começou, com mais ênfase, neste ano, em oficinas realizadas nas aulas de Matemática, Português e Ciências, Geografia...com o objetivo de explicar o processo de compostagem e a questão do consumismo, entre outras pautas da agenda ambiental. A garotada tomou gosto e começou a compartilhar mais conhecimentos. Aí ocorreu o empoderamento por parte dos alunos, que se mobilizaram para participar do fórum. "Por muitos anos, fui educadora popular, isso me motivou a desenvolver o projeto com a professora Cassiana Domingos, entre outros colegas".

Para a diretora da unidade, Mara Silvia Nigro Esteves, a experiência está sendo importante e desafiadora, porque ainda demonstra qual a potencialidade de promover a educação ambiental no ambiente escolar, e fazer com que transcenda aos muros da escola. Agora, o que se espera, é que esses estudantes compartilhem seus aprendizados com seus colegas, suas famílias e multipliquem essa rede por Campinas, São Paulo...tornando o blog um instrumento de difusão dessas experiências...

retirado de: http://www.cidadaodomundo.blogse.com.br/blog/conteudo/home.asp?idBlog=14140&arquivo=mensal&mes=08&ano=2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário