segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Educação Ambiental e cidadania





Qual o papel da escola na construção da cidadania? Como podemos contribuir para a construção de cidadanias? E como isso deve ser feito?

A educação tem como finalidade proporcionar às crianças as suas primeiras experiências de vida democrática onde permita ao estudante manifestar seus conhecimentos e experiências de vida.
A educação ambiental é um processo contínuo, que possibilita ao estudante e à coletividade a conscientização sobre o meio e as condições em que vivem, a reflexão crítica e a participação ativa e responsável para a melhoria do seu habitat.
Podemos pensar que a contribuição da Educação Ambiental para a formação do aluno está na compreensão que ele terá da realidade e nos aspectos de: saneamento ambiental e qualidade de vida, o resgate de valores como a ética, a auto-estima, a solidariedade, o respeito por si próprio, pelo próximo e pelo ambiente.
A educação ambiental e a importância de colocá-la na perspectiva de uma discussão interdisciplinar, visando a participação ativa das crianças na construção de um ambiente saudável, construir conhecimentos sobre o meio e interagir com este, abordando temas como a importância da água para a vida, uso e ocupação adequados do solo e o papel da vegetação.
A nossa ação enquanto educadores, está relacionada com uma educação que oportunize ao estudante se desenvolver como um cidadão reflexivo, capaz de conviver, desenvolver-se, agir, interagir. Contribuindo para que o estudante entenda seu papel na sociedade, devemos atuar no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da construção do conhecimento, refletindo sobre a realidade vivida pelo estudante, respeitando e considerando a sua história de vida.

Um comentário:

  1. Meu pé xD~...isso msm, é desde cedo que temos que aprender a cuidar do nosso mundo ^^

    Abraços!

    ResponderExcluir