sábado, 2 de janeiro de 2010

COP15: não foi como esperavamos.

Além do Brasil, a maioria das Organizações não-governamentais (ONGs) e a imprensa especializada consideraram o acordo da 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas (mais conhecida como COP15), em Copenhague, como insuficiente, pois mesmo reconhecendo que deve se limitar o aumento da temperatura do planeta nos próximos anos e mesmo sendo aprovado por grandes poluidores como China e Estados Unidos, não estabeleceu metas de corte significativas quanto à redução de emissões de gases poluidores responsáveis pelo Efeito Estufa.
A produção de um acordo considerado fraco pode ter ocorrido devido à falta de ambição com a qual os países chegaram para discutir metas em Copenhague.
Pode-se considerar que o acordo em Copenhague não atendeu inteiramente as expectativas das pessoas gerando um descontentamento, mas também podemos considerá-lo como um passo muito importante para a conquista dessa luta contra o Aquecimento Global.
O acordo assegura que será oferecida aos países em desenvolvimento que enfrentarão o processo de adaptação uma ajuda através do fornecimento de recursos: 30 bilhões de dólares de 2010 a 2012, e quase 100 bilhões de dólares a partir de 2020. E pretende-se limitar em até 2 graus centígrados o aumento da temperatura.O México será a sede da próxima conferência, no ano de 2010, onde serão estabelecidos novos acordos. As expectativas são grandes e acredita-se que metas consideráveis e números aceitáveis serão estabelecidos assim como prazo para cumpri-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário