sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A educom no Telêmaco.


A educomunicação como processo vivenciado junto com alguns alunos da escola Telêmaco Paioli Melges, em Campinas/SP no ano de 2009, foi uma experiência riquíssima em termos de educação ambiental emancipatória e inclusiva.

O processo foi complexo e abastado porque não envolve somente o relato de algo, como numa postagem de reportagem, envolve a preparação, envolve a pesquisa, a vivencia e o envolvimento com o processo que esta acontecendo. Trazer alunos de uma escola com pouco crédito como era o Telêmaco foi mais um desafio, a adesão de alguns deles e seu contentamento por participar, desenvolver atividades fora da sala de aula, para alguns conhecer pontos que dificilmente teriam oportunidade de vivenciar dentro da cidade em que nasceram e que vivem, afastados dos eventos, foi talvez umas das melhores experiências.

Unir isso à pesquisa, pois escrever, necessita dedicação e disciplina, organização e espírito de equipe e isso junto com o que se tem de uma linguagem universal que é a Internet, algo que atrai os jovens.

Outro fato importante é a necessidade de participar de algo, num grupo, que os faz sentir potente, o poder de transformação de que as pessoas engajadas necessitam para continuar sua caminhada, mesmo sabendo que o poder individual é pequena, a união de um grupo interessado e com a ajuda de diversas pessoas em vários momentos, para dar vazão e oportunidade de acontecimento foi de suma importância. Muitas pessoas tiveram de acreditar que daria certo, antes de dar e esse voto de confiança que muitas pessoas depositaram foi a viabilização para que tudo o que aconteceu acontecesse.

A educação ambiental, muito mais que defensora e preservativa da natureza em si, tem o objetivo de ampliar os horizontes e as possibilidades de ação e de visão, somente com a mudança dessa inércia impositiva do sistema em que vivemos, só esse fato, já agrega seu autentico valor.

A participação ou o que chamamos de PAPs (Pessoas que Aprendem Participando), é a mais autentica nesse processo, onde todos estão agindo de acordo com as novas possibilidades acontecendo em suas vidas e ambientes. Aprender e fazer ao mesmo tempo, esta na prática de educomunicação, aonde o processo de lidar com a comunicação, vertente poderosa nos tempos atuais, e se dar e se ter a oportunidade de aprender enquanto se faz, torna a experienciação da prática algo inimaginável com olhares frívolos e engessados, onde a comunicação é só vista como um processo de informações e dados, mas usufruir do aprendizado fazendo, experimentando e arriscando, sem medo do certo ou errado, trás confiança para esses jovens e amplia seus horizontes profissionais, pessoais e sociais.

Na minha opinião, uma das experiências mais ricas vividas na minha vida.



Profa. Cassiana

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