segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dicas de consumo consciente sobre seis alimentos que ajudam a emagrecer

Dicas de consumo consciente sobre seis alimentos que ajudam a emagrecer

É possível perder peso sem deixar de lado práticas susetntáveis; é bom para a saúde do consumidor e do meio ambiente

Pimenta vermelha, chá verde, gengibre, chá de hibisco, alimentos com ômega três e, quem diria, água gelada. Eles são alguns dos chamados alimentos termogênicos, aqueles capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Isso significa que, ingerindo esses alimentos, o corpo elimina gorduras.
Funciona assim: o processo digestivo, que a princípio já consome energia do corpo potencializa a queima de gorduras quando se trata desses alimentos. “Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico”, diz a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult - Consultoria e Assessoria em Nutrição.
Camila Melo, gerente do programa de educação do Instituto Akatu, lembra que é possível alcançar a boa forma física praticando o consumo consciente. “Ao buscar esses alimentos, o consumidor pode priorizar aqueles produzidos de forma natural, sem uso de agrotóxicos e adubos e fertilizantes químicos”, diz. “Além de empobrecer o solo e poluir o lençol freático, essas substâncias diminuem o sabor original e a capacidade nutritiva dos alimentos”.
Para orientar o consumidor sobre locais de compra, legislação e informações técnicas sobre alimentos orgânicos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou, em janeiro de 2010, um hotsite que concentra as informações. Os dados, sobre pontos de comercialização, porém, ainda são escassos.
Para identificar os alimentos orgânicos, o consumidor deve procurar nas embalagens dos alimentos, o selo oficial do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, do Mapa. Ele está em uso no comércio desde janeiro de 2011.

Fonte: Akatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário