terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Primeiro a comunicação...

Para falar de Educomunicação é primeiro preciso entender o que significa comunicação.
O conceito de comunicação deriva do latim communicare, cujo significado é tornar comum, partilhar, repartir, associar, trocar opiniões, confereciar. Ela implica participação em troca de mensagens, em emissão ou recebimento de informações. Segundo Molinari, a comunicação é a provocação de significados comuns, com suas reações resultantes, entre comunicador e intérprete, pelo uso de signos e símbolos.
A habilidade de comunicação é vital para o sucesso de qualquer projeto.
Sem a comunicação, sem a troca de informações, sem o receptor e sem o emissor não se faz comunicação, muito menos educação. É inevitável a percepção que ter informações e não compartilhá-las não significa informar, dedução não é comunicação, silêncio é ocultação. Para haver comunicação é preciso partilhar, trocar idéias e até pedir opinião.
Uma comunicação eficaz implica na mensagem ser transmitida como o emissor pretende e ser entendida  e recebida pelo receptor. São necessários no mínimo duas pessoas para existir comunicação. Não estamos mais na era do sinal de fumaça, pelo contrário, hoje os veículos são os mais diversos, impossível negar qualquer tipo de veículo aos quais somos bombardeados a todo o momento.
A comunicação eficaz é a chave do sucesso ou do fracasso da maioria dos projetos existentes.


MOLINARI, L. Gestão de Projetos. Ed. Érica, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário